Espiritualidade


Espiritualidade e médiuns unidos precisam mostrar a umbanda como ela realmente é, sem as máscaras que lhe impuseram. Mostrar a simplicidade com que se revestem seus ensinamentos, mostrar que a umbanda, apesar de a fazerem enigmática, não tem mistérios, dogmas ou segredos. Ela é natural. Ela é a própria natureza na sua essência.

É o cheiro das ervas maceradas que impregnam com seu perfume as mãos do médium e com as quais o guia incorporado retira miasmas condensados na aura do filho de fé. É a fumaça do braseiro que desintegra as energias nefastas do ambiente. É o rosário do preto velho feito com lágrimas de Nossa Senhora, é a psicologia simples da mãe preta. É o assovio do caboclo chamando os espíritos da mata para socorrer e curar. É a força justa do guardião que nos defende, direciona, ou carrega nos braços nas travessias perigosas da vida. Umbanda se mostra na simplicidade da roupa branca e dos pés descalços. É a alegria de servir cantando, louvando os Orixás. É mente aberta. É o respeito por todas as crenças. É caridade incondicional. È como a mãe que ama o filho e por isso educa, acalenta, mas principalmente instrui.

Porém umbanda não é brincadeira, não deve servir de chacota nem de bengala. É coisa séria para gente séria. Umbanda não está aí para passar a mão na cabeça de quem não tem cabeça. Umbanda não é milagreira e não comercializa a fé ou a magia

Sobre Caminhos para Aruanda

Saravá a todos! Sou umbandista e venho por meio desse "portal" tentar contribuir um pouco para desmistificar a nossa querida Umbanda. Aqui você conhecerá sobre os mitos, orixás, pontos cantados, orações, oferendas e um pouco mais sobre o sincretismo brasileiro. Sejam bem-vindos a nossa cultura Afro-Brasileira, ou melhor, sejam bem-vindos à Umbanda!.
Esse post foi publicado em Medium, Mediunidade, Umbanda e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s