Animismo


“A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada”. – Albert Einstein

AOS TRABALHADORES DA VERDADE

Nos tempos atuais, todo o trabalho de quantos se devotam à disseminação das teorias espiritistas deve ser o de colaboração com os estudiosos da Verdade. Não é o desejo de proselitismo ou de publicidade que os deve animar, porém, a boa vontade em cooperar com os seus atos, palavras e pensamentos, a favor da grande causa. Todos nós objetivamos, com a nossa árdua tarefa, ampliar o conhecimento humano, com respeito às realidades espirituais que constituem a vida em si mesma, a fim de que se organize o ambiente favorável ao estabelecimento da verdadeira solidariedade entre os homens. – Emmanuel –

“O fenômeno anímico significa a intervenção da própria personalidade do médium nas comunicações dos espíritos desencarnados, quando ele impõe nelas algo de si mesmo à conta de mensagens transmitidas do Além-túmulo.” – Ramatis –

Animismo [do latim anima + -ismo] – 1. Teoria que considera a alma simultaneamente princípio de vida orgânica e psíquica. 2. O que é próprio da alma. 3. Para o entendimento espírita, é relativo aos fenômenos intelectuais e físicos que deixam supor atividade extracorpórea ou à distância do organismo humano, isto é, exercida além dos limites do corpo.

Se tiver por causalidade o Espírito desencarnado, o fenômeno denomina-se espiritual ou mediúnico; mas, se o Espírito é o próprio encarnado, chama-se anímico.

O fator anímico do ser humano tem sido fortemente explorado pela ciência contemporânea assim como pelo espiritismo e Umbanda. Por este fato é que alguns cientistas famosos como o psicanalista Freud criaram teses afirmando a inexistência da comunicação mediúnica ou espiritual, delegando as “supostas” comunicações ao subconsciente revelado.

No campo da espiritualidade, nos cabe estudar profundamente esse assunto que por hora ainda não se esgotou, ainda que com grande participação de André Luiz, Emmanuel e Ramatis, mensageiros espirituais de alta estirpe que dispensa dúvidas em seus ensinamentos.

Como esse assunto será exposto de forma mais profunda na palestra pessoal, me restrinjo apenas em fixar aqui algumas observações indispensáveis.

Nos dias atuais a terminologia dispensada ao dom mediúnico tem sido modificada para o termo medianímico, o que melhor caracteriza o dom.

Podemos desenvolver três classes para o fenômeno anímico, sendo:

01 – Animismo Puro: sem influência alguma de espírito, fruto da intenção e imaginação do “médium”, este caso é o que chamamos de mistificação que ocorre quando não há intenção benéfica da “comunicação”; “Bem sabemos que o anímico puro é um pseudomédium, que não participa de fenômenos psíquicos, mas apenas os imagina, dominado pela autossugestão, histeria, automatismo psicológico ou fantasia da mente deseducada, isto é, ele mesmo é o autor exclusivo da comunicação que atribui a um espírito desencarnado.” – Ramatis

02 – Animismo Inconsciente: quando o médium projeta pensamentos pessoais na comunicação do espírito; “Essa interferência, por vezes, é tão sutil que o médium é incapaz de perceber quando o seu pensamento intervém ou quando é o espírito comunicante que transmite suas ideias pelo contato perispiritual.” – Ramatis

03 – Animismo Consciente: quando o médium consegue discernir a mensagem espiritual de suas informações pessoais e imprime nelas sua personalidade sem perder o teor da mensagem.

PH Alves

Texto retirado do material de apoio do curso de “Mediunidade na Umbanda” do ICA escrito originalmente por Rodrigo Queiroz.

Sobre Caminhos para Aruanda

Saravá a todos! Sou umbandista e venho por meio desse "portal" tentar contribuir um pouco para desmistificar a nossa querida Umbanda. Aqui você conhecerá sobre os mitos, orixás, pontos cantados, orações, oferendas e um pouco mais sobre o sincretismo brasileiro. Sejam bem-vindos a nossa cultura Afro-Brasileira, ou melhor, sejam bem-vindos à Umbanda!.
Esse post foi publicado em Medium. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário